Documentos Faculdade
Digamos, portanto, que o proprietário de um carro e o tenha estacionado debaixo da árvore e esse carro estivesse garantido por apólice de seguro. Ao derrubar a árvore, o raio provocou a queda desta em cima deste carro segurado, danificando. Esse fato criou para o proprietário do carro o direito de exigir da companhia seguradora a indenização pelos danos, conforme o contrato de seguro celebrado entre ambos. Trata-se agora de um fato jurídico, pois provocou transformações jurídicas. Fato jurídico é aquele ao qual a lei atribui efeitos jurídicos.
Os fatos jurídicos não são apenas os fatos na natureza, mas também os humanos. O nascimento de uma pessoa não é apenas um fato da natureza, mas também um fato humano. O nascimento dá ao nascido uma série de direitos. A morte também é um fato da natureza e igualmente um fato jurídico humano: gera direitos e obrigações aos herdeiros. Alguém completa 21 anos de idade: é um fato jurídico, por Ter produzido efeitos jurídico na personalidade do maior. A maioria penetrou no universo jurídico.
De acordo com o Código Civil, fato jurídico é o acontecimento que produz conseqüências jurídicas. Pode decorrer da natureza ou da ação humana. Denomina-se ato jurídico o fato decorrente de ação humana, voluntária e licita, praticada com a intenção de obter um resultado jurídico.
Os fatos jurídicos constituem a causa da relação jurídica, pois são eles que vinculam o sujeito ativo ao sujeito passivo. A lei é abstrata e não prevê os fatos; prevê apenas os defeitos jurídicos que determinado fato possa causar. Por