Relações humanas
Elton Mayo, cientista social, australiano, desenvolveu o movimento das relações humanas que se opôs aos princípios da teoria de Taylor e substituiu a ênfase na estrutura e nas tarefas pela ênfase nas pessoas. O estudante de medicina, procurou por meio de pesquisas descobrir e desenvolver técnicas que motivasse e incentivasse mais os trabalhadores. Seu principal objetivo era identificar a influência dos aspectos humanos na organização e humanizar a administração.
Sua principal experiência foi a de Howthorne, que foi realizada em 1927 na fábrica ‘’ Westerm Electric Company’’, em Chicago. A experiência foi dividida em quatro fases. Na primeira fase dividiram os trabalhadores em dois grupos com exposição à iluminação com variações, verificou que quando aumentava a iluminação a produção também aumentava, e quanto a iluminação diminuía, a produção também. Na segunda fase os pesquisadores mudaram o local de trabalho, a forma de pagamento, estabeleceram pequenos intervalos e distribuíram pequenos lanches nesses intervalos. Percebem que os funcionários apresentaram maior rendimento pois estavam mais satisfeitos. Na terceira faze os pesquisadores se preocuparam com a relação entre os funcionários e realizaram entrevistas para conhecer melhor suas opiniões, pensamentos e Na quarta fase, os pesquisadores analisaram a organização informal, fizeram pagamentos de acordo com a produção do grupo e não mais individualmente. Perceberam que os trabalhadores tornaram-se mais solidários. Concluíram que o nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descanso e refeições durante esses e sábado livre. Os trabalhadores esperavam ser reconhecidos, compreendidos e aceitos e produziam mais quando estavam entre seu grupo informal.
A teoria das relações humanas teve como objetivo buscar melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, melhorando suas condições de trabalho e lhes