A Corporação
Carolina Karnakis
Questões Freud.
São Paulo
2013
1) Fale sobre as contribuições de Anna O, Elisabeth e Emmy para o desenvolvimento da psicanalise.
No caso de Anna O, Freud passa a descobrir que a paciente sobre o efeito da hipnose relatava suas experiências traumáticas com o efeito de catarse e associava a seus sintomas em estado de vigília, logo quando o efeito de sua hipnose passava o sintoma desaparecia. Mas somente conseguia essa associação em estado hipnoide, pois o ato mental que foi recalcado viera à tona e o sintoma era eliminado. Freud também começa a falar de um segundo estado de consciência em que ele diz que a paciente transita em estado de alienação e consciência. Mas após toda a eliminação dos sintomas de Anna O, através da hipnose, Freud usa essa experiência para desenvolver sua técnica terapêutica.
No caso de Elisabeth, Freud conduz com a hipnose fazendo a paciente ter associações de seus sintomas com vários eventos traumáticos, e passa a descobrir que cada dor em seu corpo despertava uma experiência traumática em que varias delas tinham a ver com o pai e a irmã. O novo que surge é a resistência com o que ele ainda não havia se deparado, ou seja, a falta de conteúdo. A partir daí ele cria um estimulo para que ela fale o que lhe vier à cabeça, que mais tarde terá o nome de associação livre. Após isso ele descobre sobre o que a paciente oculta inconscientemente e o caso é solucionado.
Já no caso da Emmy, Freud se depara com uma paciente que produz tanto a cura como o sintoma, sendo um caso que Freud aplica sua terapêutica, mas acaba chegando a lugar algum. Pois quanto mais ele achava que descobria sobre ela, mas sintoma ela produzia. Com a sua terapêutica de ir atrás da gênese de cada sintoma ele não conseguia a eliminação duradoura dos sintomas, passa a descobrir que para isso é preciso ter executado a analise psíquica com uma escuta flutuante,