doenças infantis
Atendendo alguns pedidos, hoje vou falar sobre doenças que são bastante comuns na infância, principalmente na faixa etária de 0 a 3 anos de vida.
Quem tem filho pequeno sabe que, a cada três meses no máximo, o pequeno aparece com alguma doencinha. Na maioria das vezes, os casos estão ligados às doenças respiratórias causadas por vírus. No entanto, vários outros problemas típicos da infância lotam os consultórios e ambulatórios pediátricos.
Para que a criança tenha um bom desenvolvimento físico e mental, é fundamental que se tenha boas condições de saúde nos primeiros anos de vida. Mas infelizmente, existem algumas doenças que acometem a maior parte da população, durante a infância.
Conheça as doenças mais comuns nos primeiros anos de vida das crianças e seus sintomas:
Gripe
Doença respiratória causada por vírus.
Como eles sofrem diversas mutações, até que o organismo da criança crie algumas defesas, os episódios são freqüentes e só começam a diminuir a partir do terceiro ano. No frio, esta doença pode ser contraída mais facilmente porque as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, facilitando a transmissão do vírus. Eles diminuem a resistência da criança, o que permite a invasão de microrganismos que causam inflamações como amigdalite, otite, sinusite, rinite, bronquite e até pneumonia.
Sintomas: Febre, dor de cabeça, nariz escorrendo (coriza), tosse, dor no corpo e inflamação na garganta, entre outros.
Tratamento: Crianças doentes que ainda são amamentadas com leite materno não precisam de outros líquidos. As demais devem ser hidratadas com água e sucos naturais a fim de repor as vitaminas e reforçar o sistema imunológico. Caso a criança apresente febre, deve ser banhada em água morna até que a temperatura diminua. Neste caso, o ideal é usar roupas leves para facilitar a troca de calor do corpo com o meio.
Prevenção: Há vacina contra a gripe. Mesmo assim, não se deve permitir que os pequenos vacinados fiquem em