Documento 2
Nome: DÉBORA DUARTE OLIVEIRA
Professor: PAULO FERNANDO ROCHA VENTURA
A Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um período de transformações tecnológicas bem rápidas. Consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. A principal particularidade dessa revolução foi à substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Até o final do século XVIII a maior parte da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. O Inicio da Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra, pois possuía uma rica burguesia, a mais importante zona de livre comércio da Europa, sua localização próxima ao mar, que facilitava a exploração de outros mercados.
A burguesia inglesa era muito rica e durante muitos anos continuou ampliando seus negócios de várias maneiras, como por exemplo:
Traficando escravos, emprestando dinheiro a juros, pagando baixos salários aos artesãos que trabalhavam nas manufaturas, vencendo guerras, comerciando e etc.
Como a Marinha Inglesa que era a maior do mundo e estava em quase todos os continentes, a Inglaterra podia vender seus produtos em quase todos os lugares do planeta. Os ingleses davam muita importância ao comércio, pois quanto mais comércio havia, maior era a concorrência. Para acabar com a concorrência, era preciso baixar os preços. Então, a burguesia inglesa começou a aperfeiçoar suas máquinas e a investir nas indústrias. O desenvolvimento industrial arruinou os artesãos, pois os produtos eram confeccionados com mais rapidez nas