Lei De Stokes Experimento 01
Unidade Acadêmica de Engenharia Química
Laboratório de Engenharia Química I
Aluna: Natália Porfírio Albuquerque – 112110737
Professor: Eudesio Oliveira
EXPERIMENTO Nº 1 – DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE PELA LEI DE STOKES
13 de Novembro de 2013
1. Introdução
A viscosidade é uma propriedade que especifica a deformação ou taxa de deformação que uma substância apresenta quando sujeita a uma tensão. O movimento de um corpo em um meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa, proporcional à velocidade. Essa relação é explicada pela Lei de Stokes.
A Lei de Stokes foi descoberta pelo físico e matemático irlandês, George Gabriel Stokes, que nasceu em 13 de Agosto de 1819 na cidade de Skreen, e faleceu em Cambridge, no dia 1 de Fevereiro de 1903.
Essa Lei refere-se á força de atrito experimentada por objetos esféricos que se movem a velocidades pequenas em meio a um fluido viscoso. De acordo com Stokes, a força de atrito, Fr, aumenta de forma diretamente proporcional ao raio da esfera, à velocidade do liquido e à viscosidade dinâmica deste.
A expressão matemática que traduz essa lei é a seguinte:
Onde:
r = Raio da esfera µ = Viscosidade dinâmica v = Velocidade Terminal (Determinada experimentalmente)
É a Lei de Stokes que auxilia no cálculo para a determinação da viscosidade dinâmica, ou coeficiente de viscosidade, µ.
2. Objetivo Específico
O experimento teve como objetivo determinar a viscosidade dinâmica do óleo comestível e do detergente, através da aplicação da Lei de Stokes.
3. Revisão Bibliográfica
Pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluídos devido basicamente a interações intermoleculares. Ela é comumente percebida com a “grossura”, ou resistência ao despejamento. A viscosidade está associada a uma força de resistência oferecida pelo fluído.
A Lei de Stokes é aplicada para objetos esféricos imersos em um meio de fluído viscoso. Além