Documento 1
Aluna: Lais Fernanda Milanezi de Oliveira RA: 1504805
Aluna: Crisliane Vanessa Gargaro RA: 1506698
Polo: Araras
Ano letivo: 2015
Se pensarmos a escola como espaço de construção de conhecimento, de preparação e formação de alunos tanto no aspecto pedagógico e social, deveria ser estabelecido como comprometimento a valorização e o reconhecimento do ser humano, pois é na escola que o “humano” busca um lugar para aprender e se desenvolver.
Mas, para isso é necessário, priorizar a educação no sentido de criar possibilidades para a vida, para os estudos e posteriormente o trabalho.
Desenvolver ações que resgatem os valores, os direitos e deveres, promover o exercício da cidadania, ampliar o olhar para além de um simples aluno em sala de aula, mas um ser humano em construção que precisa ser orientado e lapidado para sua evolução.
Refletir e admitir que o tempo pode ser ou não nosso aliado, se soubermos utilizá-lo ao nosso favor, aproveitando todos os momentos e as oportunidades oferecidas.
No âmbito familiar, cultivar as relações, a aliança, o companheirismo,o respeito, o amor, os valores fundamentais que são a base para o ser humano, mesmo para aqueles que ainda não possuam esse alicerce, otimizar a perspectiva de um dia tê- los.
Assim, enxergar o ser humano, como protagonista da sua história, na qual cada um deixará o seu legado de construções.
“Saber com quem está falando” tem lá sua importância, principalmente se sabemos quem é nosso aluno, suas vivências e suas expectativas, pois podemos ajudá-lo de muitas maneiras a fazer parte dessa experiência única: compartilharmos um ano letivo.
E será que ele, o aluno, “sabe com quem ele está falando”? O que ele pode buscar em nós ou contar conosco?
Devemos deixar claro para os alunos verem em nós, como educadores, alguém de caráter e conhecimentos confiáveis.
Temos o nosso valor sim, mas nem por isso estamos acima de tudo, podemos “trocar” com o outro, os