MEDIDA DE DEMPENHO
DE
DESEMPENHO
Medidas de Desempenho
Processo de quantificar a ação, onde medida significa o processo de quantificação e o desempenho da produção é presumido como derivado de ações tomadas por sua administração. Os cinco objetivos de desempenho são: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos.
Cada um deles dá uma perspectiva do desempenho de custos da produção, o que poderia ser útil para identificar áreas que poderiam ser melhoradas e monitorar a extensão desses melhoramentos. Produtividade
É a medida para cada recurso isoladamente, para ser possível avaliar o comportamento e o desempenho de cada um .
Exemplo:
• Produtividade de mão de obra = 20kg/HH
• Produtividade de Capital = 300 m³/R$
• Produtividade da energia elétrica = 1000 litros/KWH
Output: SAÍDA Input: ENTRADA
Eficiência
Os cinco objetivos de desempenho são compostos por várias medidas. Por exemplo, o custo de uma operação provém de vários fatores, que podem incluir a eficiência de compras da operação, a eficiência com a qual ela converte os materiais, a produtividade de seu pessoal, etc.
Esses fatores dão uma visão mais ampla do desempenho de custos da produção. Cada um deles dá uma perspectiva do desempenho de custos da produção, o que pode ser útil para identificar áreas que podem ser melhoradas e monitoradas.
Se a produção considera seu desempenho em custo como satisfatório desdobrando-o em eficiência de compras, eficiência de transformação, produtividade do pessoal, etc., pode explicar as causas raízes do mau desempenho.
Se as causas significativas do mau desempenho podem ser identificadas, também podem ser identificadas ao longo do tempo para avaliar o grau de melhoramento da organização.
CAPACIDADE INSTALADA E UTILIZAÇÃO
Capacidade instalada pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica.
É dada pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria, e o que seria produzida se o equipamento em questão