Natureza e desafios atuais da administração
O administrador O administrador dá a direção e rumas às organizações, proporciona liderança às pessoas e decide como os recursos organizacionais (materiais, financeiros, informação e tecnologia) devem ser arranjados e aplicados para o alcance dos objetivos da organização.
A administração
Administração é o processo de planejar,organizar, dirigir e controlar a aplicaçãodos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. Desempenho excepcional, alcance de resultados e satisfação das pessoas e dos clientes – é o tema central da administração.
Quanto ao dempenho excepcional, existem dois critérios: eficiência e eficácia. A eficiência significa fazer bem e corretamente as coisas. Relaciona-se com os meios. É uma medida da proporção dos recursos utilizados para alcançar os objetivos, ou seja, uma medida de saídas ou resultados comparados com os recursos consumidos (ex: custo do trabalho, utilização de equipamento, retorno do capital investido).
Deve haver eficácia, principalmente, o que significa atingir objetivos e resultados. A eficácia relaciona-se com os fins e propósitos. É o grau em que a administração consegue atingir seus objetivos.
É importante verificar se vale a pena executar essas tarefas e se elas são relevantes para o alcance dos objetivos da organização. Muitas vezes, certas pessoas fazem trabalhos eficiêntes, mas inutil para a organização.
As organizações O propósito de toda organização é produzir um produto ou serviço para satisfazer necessidades dos clientes – que podem ser consumidores, usuários, associados ou contribuintes. Quando dizemos que a organização está orientada para objetivos, queremos nos referir a consequências almejadadas como: obter lucro; atender necessidades espirituais; proporcionar entreterimento; desenvolver arte e cultura; oferecer esporte; cuidar de assuntos relevantes para a sociedade e vida comunitária.
Os níveis