Documentario Max Weber
Para Weber a Sociologia é feita de ações sociais praticada por indivíduos, uma ciência dos indivíduos agindo socialmente e não uma ciência dos grupos. Quando um individuo age em relação a um outro, se tem uma relação social.
O sociólogo trabalhou apenas com a realidade, buscando características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração de um instrumento que auxiliou na busca da compreensão dos comportamentos sociais foi fundamental. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social analisou as sociedades e as formas de ação.
A ação social de Weber é diferente do fato social de Durkheim, já que a ação social tem ênfase no individuo e o fato social diz respeito ao coletivo. Weber dizia que a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa, e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber construiu quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade: A ação tradicional, afetiva e a racional (com relação a valores ou a fins). A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. A ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem. A ação racional em relação a valores é aquela em que o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, ser casto, etc. E a ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamente definido, visando apenas o resultado. O