UMA ANÁLISE SOCIAL DA PROBLEMÁTICA NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR E UMA ONDA NO AR
Introdução O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise social das problemáticas apresentadas no documentário: Notícias de uma guerra particular e no filme: Como uma onda no ar, a partir da perspectiva de três autores, a saber: Max Weber, Karl Marx e Durkheim. Além de apresentar a perspectiva de cada um, temos como objetivo apresentar uma possível solução. Os estudos para realização desse trabalho estão baseados no que foi estudado na disciplina, na temática trazida pelos filmes bem como algumas referências que serão citadas ao final desse trabalho.
O documentário notícias de uma guerra particular, filmado nos anos 1997, retrata a violência vivida nos morros do Rio de Janeiro. De um lado a polícia especializada, criada especialmente para combater o crime nos morros. De outro lado, o tráfico de drogas, formado por jovens do próprio morro (movimentos) que tentam “suprir” o que Estado Democrático de Direito basicamente não supre. E no meio dessa guerra, a população trabalhadora que sofre pelas consequências das arbitragens de ambos os lados.
O capitão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) relata que estão vivendo em uma guerra particular (polícia x traficantes), porém na verdade percebemos que essa guerra é entre Estado x excluídos. Os moradores relatam que com o movimento a polícia hoje entra na favela com mais cautela, visto que antes entravam invadindo e quebrando tudo, porém os traficantes escolhem a dedo quem e como vão matar. Para cada traficante morto existem muitos outros dentro do morro querendo ocupar seu lugar, por isso, o capitão aponta que essa guerra nunca iria acabar.
O filme “Uma onda no ar” foi gravado em 2002, também tem como cenário a violência e a repressão vividas nos morros, porém, conta baseada em fatos reais a história da rádio favela, 104,5 FM. Quatro jovens que vivem no morro sonham em montar uma rádio que se comunique com a