Trabalho de Sociologia: Síntese das ideias de Karl Marx, Émile Dukheim e Max Weber Vídeo: Clássicos da Sociologia (Documentário)
920 palavras
4 páginas
Trabalho de Sociologia: Síntese das ideias de Karl Marx, Émile Dukheim e Max WeberVídeo: Clássicos da Sociologia (Documentário)Karl Marx: (1818 – 1883)
Filósofo e revolucionário alemão, viveu no período em que o capitalismo industrial estava se consolidando na Europa.
Para Marx o capitalismo era uma relação de assalariamento, de compra e venda de trabalho. Não falava simplesmente em produção ou em trabalho, mas sim, no modo de produção, nas relações sociais que estavam envolvidas no modo de produzir que usavam recursos, tecnologias, matérias primas, trabalhadores e proprietários de indústria.
Ele estava sempre em busca das relações sociais, mas não só aquelas que poderiam ser vistas, mas as que estavam escondidas por trás do modo como se apresentavam coisas na sociedade por ele vivida. Por isso, sua análise do capitalismo virou uma análise da sociedade capitalista.
Uma das ideias de Marx era que o homem por ser produtivo era ativo. Assim o trabalho é algo que definia sua dignidade. Segundo ele, o capitalismo produzia riqueza a partir da força de trabalho das pessoas. Falava também em questão de valores, onde tratava-se da diferença entre o valor do trabalho que o indivíduo prestava e a remuneração que recebia do empregado capitalista.
Quanto às lutas entre classes, dizia que era uma tensão imposta pela desigualdade de forças entre grupos sociais que se dividiam entre proprietários e empregados. No século XX, nasceram as correntes de pensamento chamadas Marxistas que diziam lutar pela criação de uma sociedade em que homens não explorassem outros homens. A Revolução Russa, baseada no Marxismo, buscou coloca-las em prática.
Na sociedade capitalista analisada por Marx, a educação tinha um papel decisivo. Ele não tinha uma reflexão sistemática sobre educação, mas a tendência maior de Marx e seus seguidores era de desenvolver uma visão crítica sobre os limites da educação na sociedade contemporânea.
Se Marx estivesse no mundo de hoje, diria que tudo o que