DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR: Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil
Campus Itaberaí
Roseli Mendonça Ferreira
RESENHA
DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR:
Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil
Itaberaí
Novembro/2014
Roseli Mendonça Ferreira
DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR:
Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil
Pesquisa Bibliográfica Orientada apresentada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Educação e Diversidade do 4º ano/8º período, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Goias - Campus Itaberaí.
Profª. Orientadora: Sônia Helena Carneiro Pinto
Itaberaí
Novembro/2014
RESENHA
FERREIRA, Roseli Mendonça*
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil. São Paulo: Editora Contexto, 6°ed. 2012.
Eliane dos Santos Cavalleiro é formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Educação do Pré-escolar, e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde faz seu doutorado. Desenvolve pesquisas nas áreas de socialização de populações afro-descendentes. Atua em organização não-governamental colaborando com a educação de crianças e adolescentes da Zona Leste de São Paulo. Tem artigos publicados na imprensa nacional sobre diversos temas relacionados à educação.
DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR é a interpretação crítica e analítica de uma pesquisa feita por ela sobre a discriminação das crianças negras em sala de aula. É uma obra organizada em 111 páginas, subdividida em 4 capítulos, todos abordando como tema, o silêncio dos profissionais de educação infantil e das famílias no que se refere ao racismo, preconceito e discriminação. Os resultados são chocantes e mostram inúmeras situações de preconceito racial ocorridas durante as aulas. Esse livro é um primeiro e importante