Trabalho
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 7 1 INTRODUÇÃO O presente estudo tem como objetivo principal evidenciar o racismo, o preconceito e discriminação na educação infantil, que se faz presente em nosso dia-a-dia.
Do silêncio do lar ao silêncio escolar, é um importante passo para que o Brasil rompa o silêncio em torno do racismo e comece a lutar para eliminá-lo de vez do sistema educacional.
2 DESENVOLVIMENTO
O racismo consiste na discriminação de pessoas, baseado nas características fenotípica, justificando a superioridade de uma raça sobre outra. O preconceito, uma ideia preconcebida opinião não justificada de um indivíduo ou grupo de pessoas, favorável ou desfavorável. Assim, a ausência e o silêncio na esfera escolar levam a concluir que racismo e o preconceito encontrado na instituição é camuflado, isto é, está implícito, a construção social dos indivíduos no âmbito escolar tem em sua matriz uma ampla discussão dentro de varias perspectivas teóricas, mais que de alguma forma convergem para pontos em comuns, ou seja, dialogam com certa cumplicidade ou que também indiretamente circulam de diversas formas as causas pertinentes ao debate. Maneira de combater o racismo é através do conhecimento e formação acerca das questões étnico-raciais, pois permitirá ao indivíduo desencadearem o respeito entre as pessoas. A omissão e o silêncio das professoras diante dos estereótipos e dos estigmas impostos às crianças negras são a tônica de sua prática pedagógica, como consequência, a autoestima dessas crianças e sua auto representação ficarão seriamente abaladas, estabelece-se, assim, o círculo vicioso do racismo que estigmatiza uns e gera vantagens e privilégios para outros.
A historia do negro na sociedade