Revisão bibliografica
Janete Caetano de Souza
Resumo
No Brasil, estudos realizados nas interfaces da educação e das relações interétnicas expuseram as dificuldades enfrentadas pelas crianças negras no sistema escolar, indicando a necessidade de serem encontrados mecanismos de combate ao preconceito e discriminação raciais ao nível da socialização primária e secundária, ou seja, na família e na escola. Para a superação do problema, destacam a importância de serem elaboradas novas propostas e materiais didáticos para enfrentar a questão, e a construção de uma identidade negra positiva que se construa na relação com o branco e no reconhecimento da diferença. Este trabalho procuro reunir num quadro coerente e sistemático de dados, informações e reflexões sobre Relações Raciais na Educação Infantil; Concepção de criança e de pedagogia na educação infantil; Educação Infantil:espaço de socialização; Criança= ator social; As Ações Didáticas no Cotidiano Escolar; O Trabalho Pedagógico.
APRESENTAÇÃO
Este artigo reúne vários outros artigos científicos que debate o tema Relações Raciais na Educação Infantil. Onde estarei mostrando vários autores que debate esse tema dentro da educação infantil brasileira.
A Educação Infantil é um espaço de socialização que promove o contato da criança com outras crianças e com adultos de várias origens socioculturais, de diferentes raças, religiões, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um espaço privilegiado da experiência educativa.
O professor de educação infantil pode, assim, criar condições para as crianças reconhecerem, descobrir e ressignificar novos sentimentos, valores, ideais, costumes e papéis sociais.
Necessariamente, o professor precisa estar atento para perceber as interações vividas pelos diferentes sujeitos.
A pré-escola necessita se empenhar para que cada momento seja uma vivência; cada objeto, um