Do Mito à Filosofia
Curso de Filosofia
Leitura Orientada De Textos De Filosofia Antiga
Do Mito À Filosofia
Janderson Oliveira
Manaus-2014
Do Mito À Filosofia
Trabalho apresentado à Disciplina
De Leitura Orientada De Textos
De Filosofia Antiga, sob orientação
Do professor João Benedito como Requisito parcial da N1.
Do Mito à Filosofia
Viver acreditando cegamente em tradições e crenças fantásticas sobre deuses e heróis era como uma sentença pré-definida a todos os gregos. E isso não constituía nenhuma tarefa árdua ou difícil de realizar, todos viviam como se as historias do poeta que conta sobre a origem do mundo, fosse a verdade absoluta e estavam dispostos a lutar até a morte para defendê-la. Viver com respostas prontas e formulas simples, que não exigisse nenhuma reflexão mais profunda era tão normal que não se conhecia ou não se cogitava uma ideia oposta. O grego não parava para pensar sobre isso, na verdade não necessitavam de outra resposta.
Mas a Grécia Antiga estava passando por muitas transformações: o contato com outros povos, outras culturas, mostrou que a explicação grega de mundo não era a única que existia. E embora o mito não tenha sido abolido de uma hora para outra, ele foi aos poucos perdendo lugar na cultura grega. Vejamos alguns fatores que contribuíram para essa mudança de pensamento.
A Grécia é cercada por águas, fator que possibilitou um grande avanço aos gregos no que se referia às viagens marítimas. A exploração dos mares e as relações de mercado estabelecidas pelos gregos com outros povos possibilitou um contato com uma realidade desconhecida até então: explicações de fenômenos e de mundo diferente daquela conhecida. A descoberta de lugares que diziam ser habitadas por monstros ou heróis, e que na verdade