Ginástica Artística Masculina
As modalidades da ginástica artística
Para entendermos um pouco sobre como funciona cada modalidade da ginástica e seu sistema de avaliação de notas, partimos do princípio de que não é nada fácil de entender, portanto, de uma maneira bem didática, vamos tentar fazer você compreender ao menos um pouco deste esporte chamado ginástica artística.
Este esporte envolve a prática de evoluções especiais em aparelhos, um combinação de elementos de força, equilíbrio e precisão. Inclui também apresentações no solo, com exercícios executados em uma espécie de tablado em que o atleta apresenta uma série de movimentos acrobáticos, atrelados à coreografias.
Cada ginasta passa obrigatoriamente por um roteiro de provas em que a meta é acumular o maior número de pontos possíveis em cada uma das prova para sair vitorioso. Tanto os homens quanto as mulheres cumprem um cronograma diferente de provas. Começamos pelas provas que estão no cronograma tanto do masculino quanto do feminino.
Provas da ginástica artístca – Masculino e Feminino
Abaixo seguem as duas provas em que homens e mulheres participam. Solo
A prova de solo no masculino tem duração de 70 segundos para a prova masculina e de 90 segundos para a prova feminina. O exercício de solo (foto) é realizado em um tablado plano que tem 12 metros de largura por 12 metros de comprimento e é recoberto com material acolchoado. Para dar início a sua apresentação, o atleta fica posicionado dentro do tablado, e sua avaliação pela banca de árbitros, começa a ser avaliada assim que seu primeiro movimento for realizado.
O ginasta deve executar movimentos de acrobacia ligados a uma coreografia. Estes movimentos de acrobacia e coreografia, cada um possui um grau de dificuldade, sendo que alguns, o ginasta tem que cumprir obrigatoriamente. O ginasta também tem que usar toda a área do tablado, incluindo o espaço nas laterais e diagonais. Tudo deve ser explorado o