Ginástica Artística
Histórico da Ginástica artística Masculina
Prova da Ginástica Artística Masculina
Modalidades da ginástica Artística Masculina
Sistema de Notas
Competições Olímpicas
Referências Bibiográficas
Ginastica Artística – Masculina Primeira modalidade a estar presente nos jogos olímpicos (desde 1896), composta por 06 provas – solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre a mesa, paralelas simétricas e barra fixa.
Histórico
Há registros de práticas de acrobacias semelhantes aos movimentos da ginástica no Egito Antigo, mas a maior parte dos relatos considera a Grécia Antiga como o berço do esporte. Os gregos praticavam exercícios para manter o corpo em forma, como recurso preparatório para a prática de outros esportes e também para o aperfeiçoamento físico dos militares. Após a sua popularidade na Grécia, a ginastica voltou a cena na Europa no período do Renascimento, entre os séculos XIV e XVI. O bom do esporte ocorreu século mais tarde pelas mãos de Friedrich Ludwig Christoph Vahn, considerado o “pai da ginástica”. Em 1811, o alemão criou a primeira escola para a prática do esporte ao ar livre. Seu objetivo era preparar fisicamente a juventude alemã para o enfretamento do exército de Napoleão Bonaparte. O ideal contagiou outros países europeus. Em 1881, foi fundada a Federação Europeia de Ginastica (FEG). Hoje pode ser considerada a mais popular a ginastica artística entre as sete modalidades da Confederação Brasileira de Ginastica (CBG), já que é bastante conhecida pelos bons resultados conquistados pelos brasileiros.
Provas da ginastica artística masculina
Cavalo com alças.
O aparelho que tem nome de cavalo tem 1,15 metros de altura. As alças ficam no mínimo a 40cm e no máximo a 45cm de distância uma da outra, centrados numa base acolchoada que tem 1,60m de comprimento por 35cm de altura.
Argolas
A base em que os cabos que sustentam as argolas são colocadas tem 1,20m de