Ginástica de Solo
Disciplina: Educação Física
Data: 29 de novembro de 2013
ÍNDICE:
Introdução à modalidade;
O que é a ginástica?;Algumas considerações importantes;
Ginástica Artística; 2.1 Ginástica Artística: Solo;
Introdução à modalidade
O que é a ginástica?
A ginástica é um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental, que, desde os primórdios da Humanidade, permitiu a preparação para as atividades do dia-a-dia. O termo ginástico originou-se do grego gymnádzein que, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", tal como os gregos praticavam os exercícios. Foram os Gregos que, ao criarem os Jogos Olímpicos, difundiram a prática da ginástica e possibilitaram um grande desenvolvimento.
Os objetivos principais da ginástica visam reforçar as competências da coordenação, força, equilíbrio, flexibilidade, autonomia e organização.
Algumas considerações importantes
A prática desta modalidade só voltou a ser retomada no final do século XVIII e no início do século XIX na Alemanha por Guts Muths, Basedow e Jahn, na Suíça por Clias e Pestalozzi, na Suécia por Ling e na Dinamarca por Nachtegall que deram contributos para o desenvolvimento da ginástica.
Em 1881 fundou-se a Federação Europeia de Ginástica (FEG), que mais tarde, em 1921, se transformou na Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Em 1896 nas Olimpíadas Modernas a ginástica integrou o programa olímpico para competições masculinas. E em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, as competições femininas passaram a integrar o programa oficial, mas unicamente no concurso por equipas. E apenas em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, é que as competições femininas passaram também a incluir as provas individuais no programa olímpico.
Em 20 de novembro de 1950 foi fundada a Federação Portuguesa de Ginástica.
Ginástica Artística
A Ginástica Artística, que era antes