DM GESTACIONAL
GESTACIONAL
- O QUE É D.M GESTACIONAL?
● É um problema que surge durante a gravidez, a mulher fica com quantidade maior que o normal de açúcar no sangue, é uma condição que quase sempre se normaliza sozinho depois que o bebê nasce, ao contrário de outros tipos de diabetes que duram a vida inteira.
● A gestante precisa produzir insulina extra para atender as necessidades do bebê principalmente na metade da gravidez em diante.Se o corpo não consegue fazer a gestante pode adquirir diabete gestacional.
.
● Seu nível de açúcar no sangue também pode subir devido as mudanças hormônais da gravidez que interfere na ação da insulina.
● Nas primeiras consultas pré-natal a gestante é submetida ao exame de sangue e nele será feito a medição da glicemia em jejum.
- COMO A DIABETE AFETA A GRAVIDEZ?
● O principal problema de excesso de açúcar no sangue é que ele atravessa a placenta e chega ao bebê, o que pode fazer com que ele cresça demais. Um bebê muito grande pode dificulta o parto e aumentar a probabilidade da gestante precisar, de uma cesariana, e o bebê propicio a ter ecterícia e hipoglecemia após o parto e apresentar problemas respiratórios. - QUEM CORRE MAIS RISCO DE TER DIABETE
GESTACIONAL
● Mulheres que já tiveram diabete gestacional antes, ou que já tiveram bebês considerados grandes, corre o risco maior de ter diabetes gestacional. ●Também elevam o risco:
- A idade;
-Quanto ↑ a tendência para diabetes aumenta naturalmente .
-Quanto ↓ chances de ter D.M gestacional.
- A existência de um parente de primeiro grau diabetico dependente de insulina.
Você corre mais risco de ter diabetes gestacional se:
Estiver com mais de 25 anos ao engravidar
Possuir histórico familiar de diabetes
Tiver dado à luz um bebê com mais de quatro quilos ou com algum defeito de nascença
Apresentar açúcar (glicose) na urina quando fizer uma consulta de pré-natal periódica
Tiver hipertensão
Apresentar líquido amniótico em excesso
Tiver passado por um aborto