Diabetes ii e diabetes gestacional
A diabetes desenvolve-se quando o organismo não consegue controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Isto pode acontecer se o corpo não produzir quantidades suficientes da hormona denominada insulina.
A insulina é o hormônio responsável pelo transporte da glicose para o interior de quase todas as células do corpo. Sabendo disso podemos diferenciar os tipos de diabetes. Que neste trabalho abordamos o diabetes mellitus tipo II, e o diabetes gestacional.
Diabetes mellitus tipo II
Na Diabetes Tipo II a produção pancreática de insulina não é suficiente para as necessidades do organismo. Ocorre uma situação de insulinorresistência em que as necessidades de Insulina são muito superiores ao que seria normal. Numa primeira fase o pâncreas responde com o aumento na produção, mas, com a evolução da doença, acaba por entrar em 'exaustão' e a produção de Insulina vai diminuindo.
Possuir diabetes mellitus tipo II, significa a não suficiente produção de insulina pelo organismo e/ou a incapacidade de usá-la adequadamente. Este problema em relação à insulina, afeta a maneira como o organismo processa os alimentos.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Ao alimentar-se, o organismo transforma grande parte do alimento em açúcar (glicose) que o sangue levará para as células do corpo como energia. A insulina auxilia a entrada do açúcar nas células e controla sua taxa no sangue. Quando o organismo não produz insulina suficiente ou tem problema para usá-la adequadamente, as células não absorvem suficientemente açúcar do sangue. O resultado é uma alta na taxa de açúcar no sangue.
O diabetes mellitus tipo II é mais comum em adultos acima de 40 anos, principalmente se estes estão acima do peso. Crianças e adolescentes acima do peso também podem ter este tipo de diabetes.
Como se desenvolve:
A causa precisa do diabetes tipo II não é conhecida. No entanto, à medida que as pessoas