Claudia 33
Antônia Cláudia
Mirna Sotero
Neyara Felix
Priscila Souza
Valeska Coutinho
DIABETES GESTACIONAL
O diabetes mellitus gestacional
(DMG) é uma classe clínica que inclui as pacientes grávidas, nas quais o início e o diagnóstico do diabetes ou da intolerância à glicose ocorre durante o período gestacional. O cuidado e o acompanhamento são fatores indispensáveis em todo momento dessa doença, em especial no momento da formação de outro ser.
DIABETES GESTACIONAL
DEFINIÇÃO
A diabetes mellitus gestacional (DMG) é definida como uma alteração no metabolismo dos carboidratos, resultando em hiperglicemia de intensidade variável, que é diagnosticada pela primeira vez ou se inicia durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto.
(AMERICAN
DIABETES
ASSOCIATION, 2004; WHO, 2006).
DIABETES GESTACIONAL
DEFINIÇÃO
É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 13% das gestações. A prevalência estimada de DMG no
Brasil é de 7,6% entre as gestantes com mais de
20 anos (REICHELT, 1998). Fora do período gestacional, estas pacientes, na maioria dos casos, não são classificadas como portadoras de DMG, mas como pessoas com tolerância diminuída à glicose.
DIABETES GESTACIONAL
HISTORIA
Antes do século vinte era raro o diabetes gestacional, 40% das diabetes que engravidavam morriam durante o período gestacional ou dentre os dois próximos anos,a morbidade fetal excedia a 50%,
1921
Descoberta da INSULINA
Mudança radical do cenário
Retorno a fertilidade
Redução dramática da mortalidade materna em 2.3%
Diminuição da mortalidade perinatal.
DIABETES GESTACIONAL
HISTORIA
1930 - Parto eletivo diminuindo a mortalidade perinatal. 1949 - Individualização da gestação determinando o controle materno e determinando o momento do parto, diminuindo a mortalidade perinatal.
1950 & 1960
Redução de até 20% da mortalidade perinatal
APÓS 1960
Melhorias no acompanhamento e tratamento das diabéticas, permitindo a evolução da gestação dentro da