Projeto de um sistema
1. PROJETANDO O SISTEMA SISPAP
1.1 Introdução
O objetivo principal deste sistema é automatizar as operações de uma empresa comercial de pequeno porte, neste caso, denominada LIVRARIA e PAPELARIA XYZ, que é uma livraria e papelaria que compra produtos de seus fornecedores e revende diretamente ao consumidor, daí o nome SISPAP. As compras dos produtos dos fornecedores são realizadas a vista ou a prazo, sendo a forma de pagamento negociada diretamente com cada fornecedor. As entregas são feitas diretamente na loja. As vendas de produtos aos clientes são realizadas à vista, com cartão de crédito, ou a prazo, através de cheques pré-datados. A entrega das mercadorias aos clientes é imediata, sendo efetuada na própria loja, no ato da Venda. Resumidamente, o sistema armazena e fornece informações de apoio para a administração básica das seguintes operações deste empreendimento. • • • • • • Compra e Venda; Estoque; Contas a Receber; Contas a Pagar; Movimento Bancário e; Resultado integrado das operações.
Ao estudar este sistema de papelaria, partimos do princípio de que o projeto de um sistema de informação computadorizado é um modelo conceitual da realidade(ver Figura 1). De um lado está o mundo real dos usuários do sistema, com seus dados, procedimentos, necessidades de informações, resistências a mudanças, etc. Do outro lado estão os arquivos de dados e os programas de computador, que armazenarão e processarão os dados dos usuários para fornecer-lhes as informações desejadas. O projeto de um sistema de informações pode ser considerado, portanto, como um modelo conceitual da realidade do usuário para permitir a implementação do sistema aplicativo no computador.
Mundo real dos usuários
Projeto do sistema
Software para computador
Fig.: 1. Projeto do sistema visto como modelo conceitual
Sendo um modelo conceitual, o projeto de um sistema de informação é uma simplificação da realidade, ou seja, ele não será idêntico