DIÁRIO DE VIAGEM
Seguindo os passos do Che Guevara descobri informações interessantes sobre os locais por ele visitados. Segue abaixo um relato sobre eles.
1 – Região dos pampas, de Córdoba até Buenos Aires:
Eu passei pelos Pampas. Este é um termo que se refere à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul.
Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Adorei caminhar pelo gramado! Conheci algumas fazendas, lá é o coração produtivo do país e onde tem os antigos casarios de finais do século XIX e começos dos XX. Como estão abertos ao turismo pude conhecer um pouco da história do povo desta época.
O clima da região é ótimo, subtropical, com temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, percebi que é bastante utilizado para a agropecuária.
2 – Patagônia:
PATAGONIA foi um dos lugares mais legais da minha viagem. É uma região geográfica que abrange a parte mais meridional da América do Sul. Localiza-se na Argentina e no Chile, e integra a seção mais ao sul da cordilheira dos Andes, rumo a sudoeste até o oceano Pacífico, e, a leste, até os vales em torno do rio Colorado até Carmen de Patagones, no oceano Atlântico. A oeste, inclui o território de Valdívia, através do arquipélago da Terra do Fogo.
A Patagônia é uma região marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano (meu boné não parava na cabeça). Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica. Nessa região pude ver de perto, num passeio de barco, os leões-marinhos e uma grande quantidade de pingüins, são animais incríveis!
A Patagônia é a área com mais geleiras fora das zonas polares. O frio era de doer os ossos! Isso ocorre pelo clima frio em média de -10 graus, varia dos 10