saudepublica
N° 2
TÍTULO: Alantoina, D, Pantanol, Creme Hidratante, Pomada.
OBJETIVO: Produzir Pomada
INTRODUÇÃO: (Alantoina ) Propriedades:
A alantoína favorece a proliferação celular acelerando a regeneração da pele lesada, proporciona uma rápida epitelização em zonas lesadas da pele ou submetidas a um grande desgaste. Assim, desaparecem os estados irritativos da pele, asperezas, e outras manifestações anti estéticas, tornando-a lisa e flexível e pode ser aplicado em peles sensíveis; de crianças e bebês.
Indicações:
Na cicatrização e na formação de cicatrizes, a queratólise branda tem efeito amaciante e proporciona maior capacidade de retenção de umidade e, com isso, o alisamento da superfície cutânea e melhor elasticidade da cicatriz. O efeito antirritante combate o prurido que freqüentemente acompanha a formação de cicatrizes.
Aplicações:
Pode ser aplicado em diferentes formulações cosméticos, tais como: cremes para as mãos, creme para a noite e para o dia, protetores solares, batons, pomadas labiais, desodorantes, loções após a barba, loções faciais e de toucador e talcos, shampoo, sabonete líquido, banho de espuma, creme dental, anti-séptico bucal, etc.
(D. Pantenol) O D-Pantenol é um álcool biologicamente ativo análogo do ácido pantotênico, do grupo das vitaminas do Complexo B, que está normalmente presente na pele e cabelo. O Pantenol existe em duas formas, o D- Pantenol, isômero dextro-rotatório ou a forma racêmica, DL-Pantenol. As formas se diferem no aspecto, sendo que o D- Pantenol é duas vezes mais ativo fisiologicamente do que o seu isômero DL. Descrição D-Pantenol é um líquido viscoso incolor. Desempenha um papel chave no metabolismo intermediário humano. A deficiência da vitamina B5 pode resultar em muitos distúrbios dermatológicos.
(Tintura de Arnica)
Propriedades da Arnica:
A arnica possui diversas propriedades medicinais e, consequentemente, muitos e variados usos terapêuticos. Os mais conhecidos são os