DESTINO DADO AOS RESÍDUOS
GRAXOS ADVINDOS DO PROCESSO DE FRITURA E A CONSCIENTIZAÇÃO
SOCIAL
Louise Lopes Weber¹ louiseweber@yahoo.com.br Nelson Pereira Castanheira² nelsoncastanheira@brturbo.com.br Organização Paranaense de Educação Técnica Ltda. - Faculdades OPET
RESUMO
Os alimentos fritos têm sido cada vez mais consumidos, porque a população detém menos tempo para preparar suas refeições e a fritura aparece como uma opção eficaz para esta situação. Sendo processo que gera aumento significativo na quantidade de gorduras residuais.
O presente artigo tem como objetivo buscar e comparar informações sobre o destino dados aos resíduos graxos provenientes da produção de alimentos fritos, bem como observar a conscientização social a este respeito. Aborda-se o tema da sustentabilidade mencionando os efeitos ambientais de um descarte incorreto de resíduos graxos e opções para um descarte responsável. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram sites da internet (Google acadêmico, Yahoo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA) e artigos técnicos publicados em revistas, monografia de mestrado e trabalho de conclusão de curso, os quais foram agrupados e aqui apresentados. Entre 92 e 100% das empresas pesquisadas declaram destinar o óleo de cozinha para reciclagem. Dentre estas empresas, de 1,8 a 5,5% descartam diretamente na pia ou em garrafas PET. 70% das residências pesquisadas responderam que participariam de algum programa de coleta seletiva de óleo comestível usado. Dados que levam a concluir que a educação e conscientização da sociedade, fortalecendo uma cultura que vise o desenvolvimento sustentável, seja o ponto-chave para solução desta realidade.
Palavras-chave: Reaproveitamento. Resíduos graxos. Cozinha. Óleos e gorduras de fritura.
Sustentabilidade.
ASPECSTS OF SUSTAINABILITY: FATTY WASTE DESTINATIONS DATA
ARISING OUT OF THE FRYING AND SOCIAL AWARENESS
ABSTRACT
Fried food have been