diário de elogios
Proponente/Executor
Profª/Prelª Maria Aparecida Saegusa Oliveira
Equipe de trabalho:
Prof. Carlos Henrique Magri (Diretor)
Prof. Neméis de Souza (Coordenador)
Profª Sueli Molina Costa (colega de trabalho)
População alvo:
Alunos da 1ª Série do Col. Int. Santa Edwiges/alunos da 2ª Série da EE Prof. Octacílio Alves de Almeida
PERÍODO: ano letivo de 2007
LOCAL: Col. Int. Santa Edwiges/ EE Prof. Octacílio Alves de Almeida – São José do Rio Preto/SP 2. APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA
O presente trabalho, uma pesquisa de campo, será desenvolvido pela visão da filosofia espiritual Seicho-No-Ie, segundo as orientações que está dá sobre como educar pelo método “Educação da Vida”. É uma pesquisa que visa, no seu todo, contribuir com as leis que regem a Educação e que prevêem sempre a sua qualidade em conteúdo e prestação de serviços, conforme constam os termos da lei:
Cabe ao Conselho Estadual de Educação, pela Lei Federal nº 9.394/96, tecer considerações e oferecer orientações que assegurem os direitos constitucionais da população deste Estado.
As escolas integrantes do Sistema Estadual de Ensino devem concentrar seus esforços no sentido de:
Zelar por medidas que assegurem o acesso ao saber a todos os alunos.
Buscar encontrar metodologias de ensino e recursos diferenciados que assegurem a todos os alunos êxito no processo ensino-aprendizagem, na tarefa de se atingirem os objetivos curriculares.
A ação pedagógica deve ter como objetivo a formação da cidadania e o enfrentamento e superação de conflitos, com o resgate de valores de solidariedade, de respeito recíproco, retomando os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei nº 8069/90).
Envolver a família no trabalho escolar, troca de opiniões como passar a estimular seus filhos nas tarefas escolares.
Garantir a participação da comunidade escolar: Professores, alunos, especialistas, pais, nos