Dixlexia
INTRODUÇÃO
Primeiramente gostaríamos de esclarecer o porquê do uso aleatório dos termos dificuldades e distúrbios de aprendizagem no texto que se segue. A distinção e a utilização dos mesmos não é consenso no meio acadêmico, mas ao nosso ver esta é uma questão de nomenclatura, que não iremos nos aprofundar neste trabalho, por isso durante o seu decorrer, poderão aparecer os dois nomes. Este trabalho tem o intuito de fazer uma breve revisão história sobre o conceito e classificação dos Distúrbios de Aprendizagem, relacionando-os com a aprendizagem. Visa também através de pesquisas bibliográficas tratar sobre o distúrbio da leitura (Dislexia), apresentando os tipos de dislexia, a incidência, como se percebe a existência da mesma e os aspectos emocionais.
OBJETIVO
Objetivos Gerais:
Compreender, divulgar e orientar a comunidade escolar sobre os distúrbios de aprendizagem, especificamente sobre a dislexia, para que os portadores desse distúrbio se transformem em cidadãos produtivos, evitando a marginalização quer da escola, quer do mercado de trabalho.
Objetivo específico:
Fornecer sistema de apoio ao indivíduo com diferenças, a fim de que alcance objetivos pessoais. Auxiliar os professores, para que possam trabalhar em sala de aula de forma inclusiva.
METODOLOGIA
O procedimento metodológico desse trabalho se baseará em um levantamento bibliográfico de materiais atuais sobre o assunto: livros, artigos, periódicos, etc. Para Gil (1996), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A partir de todo esse levantamento bibliográfico sobre os distúrbios de aprendizagem, e em específico a dislexia, será montando um trabalho escrito sobre o mesmo.
CAPÍTULO I
APRENDIZAGEM: CONCEITUAÇÃO E BASES GERAIS
A aprendizagem como tema interessante à ciência começou a ser pesquisada no último