Divisão Social do Trabalho
Para Durkheim, a divisão social do trabalho irá ocupar o lugar da Igreja, do Estado e das demais instituições sociais, na função de integrar o indivíduo ao corpo social propiciando a solidariedade entre as pessoas. Isto, por meio da especialização de funções que cria uma interdependência entre os indivíduos. Por outro lado, Marx afirma que a divisão social do trabalho não é favorável porque gera exploração da burguesia sobre o proletariado, promovendo alienação por meio de propriedade privada dos meios produtivos.
Outro ponto é que para Durkheim, as condutas humanas são formadas pela sociedade, ela se sobrepõe ao indivíduo e lhe impõe as regras e condutas morais.. Para Marx é a pessoa que ‘molda’ o que lhe é apresentado, ou seja, o homem tem a capacidade de não aceitar tudo o que lhe é imposto.
A conclusão é que o conceito que está mais relacionado com o filme ‘Tempos Modernos’ é a de Karl Marx. O filme mostra a alienação causada por modelos de produção que fazem o trabalhador desenvolver uma atividade específica, ou seja, a especialização do trabalho, com prêmios por meta de horário, que levam a exploração do trabalhador, do mesmo modo que Karl afirma. Mostra também outros aspectos desses modelos, como as lesões por movimento repetitivo e diminuição do tempo de almoço, que visa somente o lucro dos proprietários.