opkpkpokp

2274 palavras 10 páginas
Ética e psicogênese na infância: inspirações para formação moral dos médicos inspiradas no menino Miguilim da prosa poética de Guimarães Rosa
Álvaro Jorge Madeiro Leite
Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará

Resumo
O tema da formação moral de adultos, exemplificado aqui com a formação dos médicos, é tema de natureza complexa que se articula com a moralidade infantil. O objetivo desse estudo é apresentar uma estratégia pedagógica utilizada na educação médica a partir de inspirações do campo das humanidades médicas, em particular, das relações entre literatura e medicina.
Palavras-chave: Educação médica; formação moral; literatura e medicina

Ainda sob o impacto da leitura de “A Formação Ética dos Médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos”, resultado da tese de Doutoramento do pediatra e bioeticista Sérgio Rego, encontro em “Manuelzão e Miguilim” (Nova Fronteira), livro do escritor e diplomata, médico por quatro anos, Guimarães Rosa, questões relacionadas ao julgamento moral que, com liberdade literária, permito-me entrelaçar nesse texto.
Num determinado trecho do primeiro livro, lê-se o diálogo entre o médico orientador e uma aluna: "Quando íamos entrar (no novo estágio no pronto-socorro do hospital), meu professor falou: aproveita pra fazer tudo que você tiver que fazer de besteira na vida pra fazer aqui, pois só tem paciente do SUS, que não reclama”.
Com esse trecho, senti-me profundamente atingido. Como médico e como professor de uma escola médica. Logo percebi a profundidade da contribuição empírica que nos trazia Sérgio Rego, mas os aspectos mais devastadores ainda estavam por revelar-se, era só concluir a leitura até as páginas finais de seu livro. Diagnóstico certeiro, inquietante, da escassa capacidade que nossas escolas médicas têm de oferecer programas de ensino que certifiquem a dimensão ética da comunicação que nós médicos vamos empreender ao longo do exercício profissional com os pacientes.

Relacionados