Divisao do trabalho social
838 palavras
4 páginas
Em sua obra “Divisao do trabalho social”, Émile Dürkeheim descreve que para o sucesso de uma sociedade, o trabalho deveria ser dividido entre os indivíduos, comparando-a com corpo humano, que depende do bom funcionamento de seus órgãos para sobreviver. Os órgãos são diferentes entre si, demonstrando assim a divisão do trabalho,mas um depende do outro para a sobrevivência.Ao fazer esta comparação, Durkheim identifica que a sociedade pode apresentar-se no estado normal quando os fenômenos ocorrem com regularidade na sociedade, e o patológico que representam doenças e devem ser isolados e tratados porque põem em risco a harmonia, estando fora dos limites permitidos pela ordem social. Para Durkheim o grande desafio das ciências sociais era preservar a sociedade garantindo assim o seu bom funcionamento. Com o crescimento quantitativo (volume) e qualitativo (densidade material e moral) da sociedade, ocorre na sociedade um processo de especialização de funções denominado por Durkheim de Divisão Social do Trabalho. Durkheim demonstra que a sociedade está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade,e a divide em solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
A solidariedade mecânica,típica de sociedades pré capitalistas, prevalece naquelas sociedades ditas arcaicas ou primitivas,onde os indivíduos compartilham as noções e valores sociais, crenças religiosas, interesses materiais necessários a subsistência do grupo. A solidariedade orgânica predomina nas sociedades modernas, ou seja,as sociedade capitalistas, onde há maior diferenciação individual e social. Não compartilham os mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.
Em sua obra, Durkheim demonstra que a sociedade modela o comportamento social do homem no processo da evolução social, passando de uma solidariedade mecânica,para uma solidariedade orgânica,em que os indivíduos estão