divisão de tarefa na sociedade tribal
Homens trabalhando (A sombra) de Zina Aita
Fonte: www.pitoresco.com.br/brasil/zinaaita/04.jpg
Definição de trabalho
A palavra "trabalho" tem a sua origem no substantivo latino "tripalium" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (palium), ao qual eram atados os condenados e que também servia para manter presos os animais difíceis de ferrar. Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripalium. Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.
Representação do tripalium.
Fonte: http://cambuinha.zip.net/images/tripalium.jpg
Tal sentido foi de uso comum na Antiguidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média. Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim.
A noção de trabalho, portanto, é essencialmente antropológica, uma vez que refere-se exclusivamente ao ser humano, sendo impensável no mundo dos animais. O trabalho é uma atividade essencialmente humana por vários motivos, entre eles:
1º) Somente o homem, por meio do trabalho, é capaz de transformar, de modo significativo, a natureza ao seu redor, criando produtos, instrumentos e formas complexas de organização da vida social. Ao contrário do homem, os animais se adaptam às condições impostas pela natureza.
2º) O trabalho é uma atividade física e intelectual, por isso, o seu exercício supõe o uso da racionalidade. Por ser racional, o homem, ao agir, planeja, projeta as suas atividades.