objetivos da educação moderna
Grupo: Carlos Henrique
Luiz Grinberg
Marcos Antonio
Filosofia da Educação
Os Objetivos da educação moderna.
Educação engloba ensinar e aprender. É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da passagem, às gerações que se seguem, dos meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade. Nos mais variados espaços de convívio social ela está presente. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação. A prática educativa formal observada em instituições específicas se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas.
A escola pode assumir posições que envolvem o conservadorismo ou o liberalismo, para que seus objetivos de reprodução sejam atingidos, a escola tradicional cria seus próprios mecanismos repressivos, como seleção de alunos, notas, previsão de comportamentos desejáveis eliminação. Desta forma, reproduz a maneira de a sociedade escolher seus dirigentes através de obediência e de uma violência simbólica traduzida no modo de tratar os alunos, corrigir trabalhos, livros didáticos, transposição de modelos. A escola reprodutora oferece apenas de sua própria classe, desqualificando a cultura de outras classes sócias. Por isso, alguns consideram que conservadorismo e reacionarismo é a mesma coisa, entretanto a escola pode ser conservadora de direita como de esquerda radical ou reacionária. Há ainda quem ache que a escola deveria ser um quarto poder ao lado do executivo, do judiciário e do legislativo, já que no caso ela seria um recurso comunitário para a experiência social.
È praticamente consenso atual que a escola deve assumir alguma forma de participação nas mudanças sociais, considerando que o progresso social se faz, mais geralmente por evolução do que através de revolução. Haveria necessidade de uma total mudança de hábitos morais e mentais assim como a transferência de um