Divisão da obra os lusíadas
Tradicionalmente, o poema é subdividido em cinco partes, sendo:
Proposição: faz uma apresentação da matéria a ser cantada, relatando os feitos dos navegadores portugueses com um toque especial para a esquadra de Vasco da Gama.
Invocação: nesta parte, o poeta invoca o auxílio das Tágides, que eram musas do rio Tejo e que o inspiraram na composição da obra.
Dedicatória: Os Lusíadas PE dedicado ao Rei Dom Sebastião, que era visto como uma esperança de disseminação da fé católica, bem como continuaria a propagar as grandes conquistas portuguesas pelo mundo afora.
Narração: esta parte refere-se ao poema propriamente dito, contando a viagem de Vasco da Gama e todos os feitos heróicos.
Epílogo: esta parte pode ser vista como uma lamentação do poeta, reclamando aos quatro ventos que sua “voz rouca” já não pode ser ouvida com a mesma atenção.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/os-lusiadas.htm#ixzz26mrj6ctV
Os Lusíadas é o nome de um poema épico de Luís Vaz de Camões, publicado em 1572. A obra está dividida em 10 cantos, com número variável de estrofes. O tema do poema é a história de Portugal desde os primórdios até o tempo de Camões, com uma narrativa idealizada e alusões frequentes à mitologia e cultura clássica. É, geralmente, considerada a obra maior da literatura portuguesa, quer pela qualidade poética reconhecida, quer pelo sentimento patriótico de que faz testemunho.
Ao longo de dez cantos, Os Lusíadas possui 1.102 estrofes de versos decassílabos, ou seja, de dez sílabas rimáticas, somando ao todo 8.816 versos.
O esquema rimático de cada estrofe é a;b;a;b;a;b;c;c. Os primeiros seis versos são cruzados e os dois últimos emparelhados.
O texto com a ortografia original, publicada em 1572, está disponível em Os Lvsiadas.
DIVISÃO DA OBRA
O poema se organiza tradicionalmente em cinco partes: 1. Proposição (Canto I, Estrofes 1 a 3)
Apresentação da matéria a