Diverssos
Cinemática dos Corpos Rígidos
Nome: Dayane Bruna Pereira RA: 40739
08/10/2012
1. Introdução
Os metais alcalino-terrosos (alcalino por formarem álcalis – as bases de Arrhenius – terrosos por seus óxidos serem por muito tempo chamados de terra) representam os elementos do grupo 2A da tabela periódica, com configuração eletrônica terminando em ns², onde n representa o número correspondente à última camada (variando de 1 a 7). Constituem essa família os elementos: berílio, Be (z = 4); magnésio, Mg (12); cálcio, Ca (z = 20); estrôncio, Sr (z = 38); bário, Ba (z = 56); e rádio, Ra (z = 88). Os sais Cálcio, Magnésio, estrôncio e bários voláteis dão à chama luminosa do bico de gás, uma coloração vermelho carmim, alaranjado, vermelho ladrilho e amarelo esverdeado respectivamente. Entre os sais insolúveis distingui-se os carbonatos e ortofosfatos. A solubilidade dos sulfatos diminui os berílio para o rádio; os sulfatos de estrôncio, bário e rádio são insolúveis, os de cálcio é parcialmente solúvel, enquanto que os de berílio e magnésio são muito solúveis. O cromato de bário diferentemente do cromato de estrôncio apresentam uma coloração amarela. Os carbonatos se dissolvem em solução aquosa de dióxido de carbono, formando bicarbonatos.
O estrôncio é um elemento químico de símbolo Sr de número atômico 38 ( 38 prótons e 38 elétrons) e de massa atómica igual a 87,6 u. À temperatura ambiente, o estrôncio encontra-se no estado sólido.É um metal alcalino-terroso ( do grupo 2 ou IIA ) da Classificação Periódica dos Elementos. Abundante na natureza na forma de sulfatos e carbonatos.
O bário um elemento químico de símbolo Ba , número atômico 56 (56 prótons e 56 elétrons) com massa atómica 137 u. À temperatura ambiente, o bário encontra-se no estado sólido.O bário é um elemento químico tóxico, macio, de aspecto prateado, com