Diverssos
MARIANA VIEIRA MENDES EVANGELISTA 201301818607 – TOM JOBIM
Questão discursiva:
Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas: Sociedade mais competitiva exige famílias menores Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecido jornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um “obstáculo” ao sucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças. Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo por não casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.)
1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:
Nota-se no texto a ação racional com relação a fins. Visto que é de extremo crescimento o individualismo do ser humano, principalmente por parte das sociedades capitalistas. Motivada por fins objetivos , ou seja para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos. No texto apresentado acima, nota-se a intenção das pessoas de não terem filhos por causa do consequente auto custo de formação do indivíduo. Para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade.
2- O texto apresenta a ideia de “ficar sozinho”, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
Pois a cada dia torna-se mais custoso o fato de ter um filho, não somente pelo tempo gasto, mas também e principalmente pelo auto custo que se tem para proporcionar a uma criança uma boa