trabalhos diverssos
Princípios e Aplicações em Engenharia
Profª. Maria Thereza
Aula Prática – Calor e Temperatura
1. Introdução
Calor é um termo comum que em termodinâmica tem um significado especial.
Em termodinâmica, calor é a energia transferida em consequência de uma diferença de temperatura. A energia flui na forma de calor de uma região de temperatura alta para uma região de temperatura baixa.
A energia transferida para um sistema é representada como Q. Portanto, quando a energia interna de um sistema se altera somente por transferência de energia na forma de calor, temos: ΔU = Q. A energia transferida na forma de calor é medida em joules, J.
Entretanto, em bioquímica e áreas relacionadas, uma unidade de energia que ainda é muito utilizada é a caloria (cal). Na definição original, 1 cal correspondia à energia necessária para elevar de 1° C a temperatura de 1 g de água. A definição moderna é: 1 cal = 4,184 J (exatamente). O sinal de Q indica se calor entrou ou saiu do sistema. Se energia entra no sistema na forma de calor, a energia interna aumenta e Q é positivo. Se energia deixa o sistema na forma de calor, a energia interna diminui e Q é negativo. Um processo que libera calor para a vizinhança é chamado de processo exotérmico. Um processo que absorve calor é chamado de processo endotérmico.
É possível medir a energia transferida para um sistema na forma de calor, se soubermos a capacidade calorífica do sistema, C, que é a razão entre o calor fornecido e o aumento de temperatura que ele provoca: C = (q/ΔT). A capacidade calorífica específica (também chamada de calor específico), Cs, é a capacidade calorífica dividida pela massa da amostra (Cs = C/m) e tem unidades de Joules por grama por Kelvin (J/g
K). Assim, o calor fornecido a um sistema pode ser calculado usando a equação Q = m
Cs ΔT.
2 Objetivos
Estabelecer a relação entre calor e diferença de temperatura por meio da quantidade de calor transferida entre duas