RESENHA CRÍTICA SOBRE A PERCEPÇÃO DA CONVENIÊNCIA DO VAREJO POR CLIENTES DO GÊNERO FEMININO
RESENHA CRÍTICA SOBRE A PERCEPÇÃO DA CONVENIÊNCIA DO VAREJO POR CLIENTES DO GÊNERO FEMININO
Bruno Giglio
Ibanez Koglin da Rosa
Thalita Santos
Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, Fernanda Pletsch Manini desenvolveu o artigo para tratar da percepção da conveniência do varejo por clientes do gênero feminino baseado em sua monografia de conclusão de curso, com o título “Percepção dos Consumidores Sobre a Conveniência de um Comércio de Confecções na Avenida Azenha”.
O estudo realizado sobre o tema consiste em análises feitas pela autora, referente ao comportamento do consumidor feminino em relação ao comportamento masculino na hora de ir às compras. Alguns fatores devem ser levados em conta para a escolha do varejo, um deles é a localização do ponto de venda.
Para o levantamento de dados necessários para sua análise, a autora coletou questionários respondidos por consumidores do gênero feminino, chegando assim a suas conclusões.
Compreender o comportamento do consumidor é um fator determinante para que as organizações possam se planejar e até mesmo se relacionar com o cliente. Com base nisso, pode-se analisar através do artigo, características do público feminino se comparada ao masculino. Geralmente, o hábito de compra comparada - onde o cliente analisa os benefícios oferecidos pelo produto e os compara com outros itens do mercado para obter um melhor custo benefício - é atividade do público feminino. Enquanto o homem busca efetuar uma compra mais rápida e prática, sem buscar informações sobre o mercado ou pedir opiniões, a mulher busca ao máximo sua atualização com o mercado.
Dependendo do público-alvo de uma organização, pode-se dizer que agradar o consumidor feminino traz um retorno mais significativo do que agradar o cliente masculino. Segundo a autora, uma consumidora satisfeita compartilha frequentemente suas experiências positivas com pessoas do seu ciclo de convivência. Além