segurança do trabalho
As radiações ionizantes são ondas eletromagnéticas de frequência muito elevada (raios X e gama), que contêm energia fotónica suficiente para produzir a ionização (conversão de átomos ou partes de moléculas em íons com carga elétrica positiva ou negativa) mediante a ruptura dos enlaces atômicos que mantêm unidas as moléculas na célula.
Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. A energia mínima típica da radiação ionizante é de cerca de 10 eV. Pode danificar células e afetar o material genético, causando doenças graves, levando até a morte.
1. DANOS RADIOINDUZIDOS NA MOLÉCULA DO DNA Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave no processo de estabelecimento de danos biológicos. Ao sofrer radiação direta das radiações (ionização) ou indireta (através do cataque de radicais livres) a molécula de DNA expõe basicamente dois tipos de danos: mutações genicas e quebrada. A mensagem codificada no DNA pode sofer alterações pala ação das radiações ionisantes.Estas alterações podem ser resultar em diverssos efeitos, ou mesmo, não resultar em efeito nenhum.
2. CONCLUSÃO As radiações ionizantes e não ionizantes estão presentes em nosso cotidiano e a atribuição de cada uma delas cada vez mais abragente. Encontramos radiação em praticamente tudo em nossa volta, Seja pela estabilização de um átomo na natureza ou pela utilização de eletrodomésticos para nossa comodidade ou conforto. O importante é determinar até que ponto esta radiação pode ou não interferir negativamente no nosso estilo de vida ou em nossa saúde, por isso o estudo nessa área está se intensificando com o passar dos anos, pois assim como pode ser muito produtiva, como no avanço das telecomunicações, também pode ser extremamente destrutiva; as bombas nucleares. Na segurança do trabalho o importante é saber onde a radiação acarretará em riscos físicos,