exercicio demonstrações contabeis
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Profa. Rosângela Nunes
LEIS 11.638/2007 e 11.941/2009, CPC 00 (R1), CPC 26 (R1)
1) (FCC/ALESP/2011) A empresa Correção S.A. tem a prática de dar garantia de um ano de seus produtos a seus clientes. A média de reclamações é de 2%, mas a empresa constitui provisão de 5% para atender ao princípio da prudência. O procedimento realizado pela empresa é
(A) adequado, pois apresenta a posição mais conservadora que a empresa pode adotar, resultando na menor situação econômico financeira que a empresa pode obter.
(B) inadequado, visto que reconhece uma provisão excessiva superavaliando o passivo e apresentando demonstrações contábeis não confiáveis, devido à falta de neutralidade.
(C) correto, visto que as estimativas e provisões são de responsabilidade do contabilista, que deve adotar o procedimento que melhor lhe resguarde, quando for questionado.
(D) permitido, desde que apresente uma posição econômico-financeira mais conservadora, com valores que conduzam a uma visão de valor inferior ao que efetivamente a empresa tenha.
(E) proibido, em decorrência de estar fundamentado na essência e não na forma, gerando uma subavaliação dos passivos.
2) A estrutura Conceitual, emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), estabelece as características qualitativas das demonstrações.
A característica qualitativa que diz respeito à influencia das informações nas decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar os impactos de eventos passados, presentes e futuros, é a ;
a) Comparabilidade
b) Competência
c) Compreensibilidade
d) Confiabilidade
e) Relevância
3) A empresa Empreendimentos S/A atua no segmento de construção civil exclusivamente na construção de agências bancárias.
Nesse mercado a inadimplência é próxima de zero em decorrência de o setor ser bastante forte. Com o objetivo de ampliar seus negócios, a empresa passou a atuar no último ano, no segmento de casas populares, em que o ganho