ARTE
O Palácio de Versalles, (em francés: Palais de Versailles, pronunciado aproximadamente como: "palé de versay"); mas chama-se-lhe Château (castelo, mansión) de Versailles, é um edifício que desempeñó as funções de uma residência real em séculos passados. O Palácio está localizado no município de Versalles, em Îlhe-de-France. Seu construcción foi disposto por Luis XIV.
Luis XIV dejó París e decidió construir Versalles, como uma pequeña cidade afastada dos problemas. Tendría várias etapas construtivas, marcadas pelas amantes de Luis XIV.
Primeira etapa (1661-1668): Sería um palacete de caça ao que se añadieron duas asas laterais que, ao se fechar conformó a praça de armas. São fachadas de tijolo e unifica a coberta usando también a pizarra e as mansardas.
Segunda etapa (1668-1678): Luis XIV pretende transladar o corte a Versalles definitivamente. Añaden as duas asas laterais para dar prioridade visual ao jardín, realizado por Jules Hardouin Mansart. A fachada que dá ao jardín está construída seguindo o modelo italiano. Um primeiro andar de sillares almohadillados. Um andar nobre de dupla altura com crujías retranqueadas jogando com entrantes e salientes e alternando colunas e pilastras. Por último, um terceiro andar que seríao ático, arrematado por uma série de figuras escultóricas (troféus e jarrones) que quase não deixam ver a caídá da coberta, a qual não é muito inclinada. Chegaram a viver até 20.000 pessoas.
Terceira etapa e última etapa (1678-1680): É a ampliación realizado por Mansart o qual construyó a capilla real que é importante já que se cópia em España. Está situada ao extremo do palácio. Tem tribuna ao redor do templo e o rei situava-se sobre o altar maior.
O jardín de Versalles é clasicista, ordenado, racionalizado. Com o paisajismo obriga-se à circulación. Cria uma organización que relaciona todas as esculturas e fontes e engrandece a monarquía. As esculturas se señalan umas a outras. Progressiva