Diversidade
Tudo Bem ser diferente!
O que é Diversidade?
Vivemos em um mundo repleto de pessoas que pensam, falam, age diferente de nós. Têm crenças, culturas, pensamentos, valores, costumes totalmente diferentes. Isso se chama diversidade.
Tipos de diversidade:
Diversidade Cultural: Cada região do nosso país possui características próprias, ou seja, costumes, crenças, músicas, danças, maneiras de falar. É muito comum a gente encontrar uma pessoa que se veste diferente da gente, que fala diferente, ou que gosta de uma comida diferente da que a gente gosta. Na escola isso é muito comum.
Diversidade na Familia: Nós sabemos que a família tradicional é o pai, a mãe e os filhos. Mais é muito comum hoje em dia, as crianças serem criadas pelos avós, ou só pela mãe, as vezes pela mãe e o padrasto. É comum também as crianças serem criadas por duas mães ou dois pais. Essa diferença deve ser bem respeitada pois o mais importante é que os filhos recebam amor, educação e que tenham seus direitos respeitados, independente de como a família dele é composta
Diversidade Biológica: Outra diferença entre os seres humanos bastante notada está no nosso corpo. Tem gente que é branco, tem gente que é negro, tem gente que é magro, tem gente que é gordo, tem gente que é baixo e tem gente que é alto. Mas todas essas pessoas são iguais, pois pertence à mesma espécie, que é a espécie humana. Neste caso essas diferenças não devem ser vistas como um ponto negativo e nem ser motivos para gerar desigualdades, pois elas não definem o caráter da pessoa.
Diversidade gerando desigualdade:
Mas o que é preconceito?
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. Ou seja, julgar a pessoa pela sua aparência física, pela sua cor da pele, pela sua cultura é preconceito. E isso gera a discriminação, o que pode levar ao “bullying”
E o que é Bullying?
Bullying é um termo da língua inglesa