DIVERSIDADE NO TRABALHO
Objetivos:
Identificar as duas principais formas de diversidade no ambiente de trabalho.
Identificar as principais características biográficas e descrever como são relevantes para o comportamento organizacional.
Descrever como as organizações podem administrar com eficácia a diversidade.
Mostrar como a cultura afeta o nosso entendimento das habilidades intelectuais e das características biográficas da força de trabalho.
Como as características individuais, tais como idade, gênero, raça, etnia entre outras podem influenciar o desempenho de um funcionário?
Os administradores precisam modificar sua filosofia de tratar as pessoas de modo igual, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem cometer qualquer discriminação.
Diversidade em nível superficial: Diferenças em características facilmente identificáveis, como idade, gênero, etnia, religião, que não refletem como as pessoas pensam e sentem, mas podem ativar certos estereótipos.
Diversidade em nível profundo: Diferenças de valores, personalidades e preferencias de trabalho que se tornam progressivamente mais importante por determinar similaridades à medida que as pessoas vão conhecendo umas as outras.
DISCRIMICAÇÃO
Apesar de a diversidade apresentar muitas oportunidades para as organizações,sua gestão eficaz também engloba trabalhar para eliminar formas injustas de discriminação. Discriminar é reconhecer uma diferença entre as coisas; deixar que nosso comportamento seja influenciado por estereótipos sobre grupos de pessoas. Em vez de olhar para características individuais, a discriminação injusta presume que todos em dado grupo social sejam iguais. Essa discriminação é frequentemente muito danosa às organizações e funcionários.
Formas de discriminação:
- Politicas ou praticas discriminatórias: Atitudes tomadas por representantes da organização que negam oportunidades iguais de desempenho ou oferecem