Trabalho Diversidade
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa levar- nos à compreensão do papel da escola e do professor na construção de uma sociedade culturalmente justa e democrática, refletindo sobre diversidade, estratégias para se trabalhar o respeito às diferenças e no que o Estado e a sociedade podem fazer de efetivo para valorizar essa relação, ressaltando que, por vivermos numa sociedade historicamente determinada, que se desenvolveu em meio a relações de dominação racial, colonização, escravismo e elevou- se pelo poder masculino, a homofobia, machismo e racismo estão arraigados no imaginário coletivo e continuam supremos, apesar de toda a evolução acontecida ao longo dos anos, impedindo a escola de acompanhar o ritmo de informações e transformações que ocorrem na sociedade atual, mantendo dessa forma a função de reprodutora de estereótipos, que não condizem mais com o perfil da sociedade contemporânea.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil é um país diverso e plural desde seu nascimento e também um dos mais heterogêneos, culturalmente falando. Isso se comprova nas diversas manifestações folclóricas, artísticas e sociais que observamos país afora. Porém, não explora suficientemente seus valores culturais e desconhece a riqueza e o fascínio de sua identidade cultural. E toda essa diversidade, ainda que positiva, tem assombrado escolas e professores, mesmo sendo um tema muito discutido atualmente pois, os mesmos sentem- se perdidos e incapacitados para lidarem com as diferenças em sala de aula.
Depois da família, onde a criança tem suas primeiras interações, o próximo espaço de convivência do qual irá participar é a escola, onde ampliará suas relações sociais e