pre projeto
Para Vygotsky, citado por Baquero (1998), a brincadeira, o jogo são atividades específicas da infância, na quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. É uma atividade com contexto cultural e social.
Vygotsky fala sobre a zona de desenvolvimento proximal, que é o alcance entre a atualidade e o nível de desenvolvimento, verificado pela habilidade de resolver um problema, e o seu possível desenvolvimento que é determinado quando se resolve um problema com ajuda de um adulto ou de alguém capaz, fala também que a criança com a sua imaginação, transforma as coisas em sua mente, criando assim sua própria realidade.
Na visão de Vygotsky (1998) o jogo simbólico é como uma atividade típica da infância e essencial ao desenvolvimento infantil, ocorrendo a partir da aquisição da representação simbólica, impulsionada pela imitação. Desta maneira, o jogo pode ser considerado uma atividade muito importante, pois através dele a criança cria uma zona de desenvolvimento proximal, com funções que ainda não amadureceram, mas que se encontram em processo de maturação.
Ele fala sobre um futuro próximo que a criança irá alcançar, fala também que o aprendizado e o desenvolvimento estão ligados desde quando a criança nasce, e já observamos que o aprendizado da criança, começa em casa, muito antes de freqüentar a escola. Toda a circunstância de aprendizado que as crianças interpretam na escola, já foi vista por ela antes de entrar lá, ou seja, ela já viu ou fez algo parecido no qual pode tirar experiências.
Conforme Vygotsky (1998, p. 137) ainda afirma “A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual.
Ou seja, a criança começa a aprender o que é real e o que é imaginário, são essas reações que irão permear a criança durante toda a atividade lúdica, o professor deve começar a prestar atenção no desenvolvimento da criança, na maneira de brincar de cada uma, começando ai a