CAPACIDADES F SICAS
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
Muitas vezes, deficiências em algumas capacidade físicas podem levar uma pessoa a experimentar dificuldades para participar de certas manifestações da Cultura de Movimento.
É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
O fato de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos.
As capacidades físicas podem ser assim definidas: Força, Flexibilidade, Resistência, Velocidade, Agilidade,Equilíbrio
FORÇA
Força é a qualidade física que permite a um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar, elevar, apertar, abaixar, segurar etc.
Existem alguns tipos de força, como a força estática, a dinâmica, a máxima, a resistência de força e a força explosiva.
A resistência de força, que envolve a resistência muscular, é a capacidade do músculo de resistir ao cansaço após muitas contrações. Exercícios de força, com muitas repetições e por muito tempo, representam a resistência muscular. Exemplos: barra, flexão de braços, abdominais.
A potência muscular ou força explosiva é a força feita no menor tempo possível. Por exemplo, um soco no boxe, um chute no futebol, uma cortada no vôlei ou tênis, um salto para um toco no basquete.
Além da força, da flexibilidade e da resistência aeróbia, existem outras capacidades físicas, que também são muito importante, entre elas: agilidade, velocidade e equilíbrio. Aagilidade é a capacidade de deslocar o corpo no