Diversidade nas organizações
Para falarmos sobre diversidade, teremos que ingressar no universo organizacional e entender como se aplicam os conceitos de missão, valores e cultura. Também teremos que alinhar o indivíduo dentro deste mesmo contexto, com suas características pessoais, seus valores e sua forma de interagir, que são transportados para o relacionamento interno, na maneira de interpretar as ações da Empresa e de apresentar resultados.
Iniciaremos definindo o conceito da palavra diversidade que significa diverso, distinto variado, mudado, alterado, discordante, divergente.
Dentro do contexto Empresarial, a palavra diversidade está intrinsecamente ligada à discordância e divergência, que conseqüentemente irá culminar em conflito de idéias, de posturas e de conceitos dependendo do assunto que está sendo tratado.
Para tanto é de fundamental importância sabermos o que significa Missão, Cultura e Valores para as Empresas e como são aplicadas no dia-a-dia de quem trabalha tornando o clima interno em muitas das vezes difícil de ser respirado, pois nem sempre o discurso é revertido em prática.
Conceito de missão nas empresas
É a definição que é dada para apresentar ao mercado, aos funcionários, acionistas e parceiros de negócio para que a Empresa existe, qual é sua finalidade.
Exemplo de missão – prover o cliente do melhor serviço de atendimento, com a mais alta tecnologia, otimizando custo e trazendo lucratividade para os acionistas e parceiros de negócio. Esta pode ser uma definição de missão para uma empresa de serviços que tem como foco principal o serviço de Atendimento ao Cliente.
Conceito de valores nas empresas
Os valores são os pilares internos das organizações, são ações que se apresentam em condutas que definem o caráter da Empresa.
Por exemplo, comprometimento no atendimento ao cliente, respeitando-o, resolvendo e solucionando seu problema ou, ouvindo sua sugestão pode ser definido pelo grupo de executivos