diversidade nas organizações
Aula-tema: Diversidade nas Organizações
Esta atividade é importante para que você conheça o conceito de diversidade nas organizações, algumas pesquisas existentes sobre o assunto e sua aplicabilidade nas sociedades contemporâneas.
Passo 1
Ler e assistir individualmente os textos e vídeos abaixo, ressaltando os pontos mais relevantes e estabelecendo reflexões com base no conhecimento adquirido. É importante que todas as sugestões de textos e vídeos sejam lidas e assistidas.
Passo 2
Debater com os demais integrantes do grupo as informações obtidas através das leituras realizadas e dos vídeos assistidos. Todos os participantes devem comentar os conteúdos, buscando perceber pontos comuns e divergentes, discutindo os conceitos fundamentais referentes à definição de diversidade nas organizações no cenário contemporâneo.
Passo 3
Elaborar um relatório coletivamente, contendo uma síntese dos principais pontos discutidos pelo grupo, evidenciando a definição de diversidade nas organizações no cenário contemporâneo.
Diversidade nas Organizações
O objetivo desse relatório é mostrar a importância e o conceito de diversidade nas organizações, bem como ela se aplica nas sociedades contemporâneas. Citando ações e desafios para o sucesso de uma gestão diversificada.
Diversidade é variedade, cada pessoa é diferente da outra, possuindo assim características individuais. (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010).
De acordo com Schimidt (2007, p. 1, apud NKOMO; COX JR, 1999): “A diversidade se referencia a alguma situação onde os valores de interesse não são semelhantes em relação a algum atributo. Tratara-se, portanto, da existência de pessoas com identidades grupais diferentes dentro do mesmo grupo ou sistema social”.
A diversidade teve seu início legal num movimento nos anos 60 nos Estados Unidos, a partir de discussões de temas como diversidade cultural originou- se leis como a Affirmative Action, ou