Diversidade Histórica, Diversidade Linguística e Diversidade Cultural.
PEDAGOGIA
NOME DO ALUNO
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Produção Textual: Diversidade Histórica, Diversidade Linguística e Diversidade Cultural.
Mato Verde
2013
NOME DO ALUNO
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Produção Textual: Diversidade Histórica, Diversidade Linguística e Diversidade Cultural.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico;Comunicação e linguagem; Seminário I.
Prof. Bernadete Strang; Fábio Luiz da Silva; Marcia Bastos; Okçana Battini, Lilian Salete A.M.Lima.
Mato Verde
2013
INTRODUÇÃO
Sabemos que o racismo é a tendência do pensamento ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
Faz-se necessário na escola a ação do pedagogo no sentido de buscar minimizar o preconceito e a discriminação racial contra negros que muitas vezes extrapolam as brincadeiras de mau gosto entre alunos, na maioria das vezes, toleradas ou recebidas com indiferença pela parte ofendida.
Este trabalho tem por finalidade apresentar reflexões acerca das diversidades que existem no contexto escolar que o pedagogo deve compreender. O mesmo é de extrema relevância pois contribui de forma efetiva não somente para a formação acadêmica, contribui também para o crescimento intelectual humano.
DESENVOLVIMENTO
Fonte: