diversidade cultural-globalizaçao
-Diversidade cultural
• A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tpos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
• A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceite na sociedade. As pessoas que por algumas razões decidem pautar as suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer as suas próprias culturasNos últmos anos, o assunto globalização já foi discutdo e analisado sob vários ângulos. É inegável então, que não seja apenas um fenômeno econômico, vindo a abranger também a cultura e a polítca. Essa últma tem sua dimensão refletda no estabelecimento de insttuições como a Organização Mundial de Comércio. Mas como vem sendo refletda a diversidade cultural no Brasil e no mundo?
• Os perigos da cultura ser considerada como produto
Segundo faz questão de lembrar o presidente do Programa Sociedade da Informação do Brasil, Tadao Takahashi, no texto “Diversidade Cultural e Direito à Comunicação”, “o primeiro item de pauta de exportações dos EUA atualmente não é manufaturados, mas de cultura e entretenimento”. Esse fator é positvo para a economia e, ao mesmo tempo, representa uma grande preocupação para as sociedades futuras e as culturas não-centrais. Afinal, a expansão da globalização se deve, principalmente, aos recursos oferecidos pelas tecnologias de informação, em especial à Internet que é produzida e pensada, de forma industrial e massiva, por países considerados potencias, que acabam impondo a sua cultura.
O principal fator que reflete isso é a língua. De acordo com os estudos de Takahashi, uma língua deixa de existr a cada duas semanas e a estmatva é de que 90% das línguas existentes tenham desaparecido ao longo do século XXI. Pode-se comparar, então, a diversidade cultural com a diversidade biológica: as duas correm risco de extnção. Porém, assim como o